Homenagem


Homenagem do Núcleo Regional Centro-Oeste da SBCS ao Pesquisador Djalma Martinhão Gomes de Sousa


Conhecer a natureza, se integrar a ela e se considerar parte dela é a primeira coisa que deve ser desperta no cientista
Djalma Martinhão Gomes de Sousa


O capixaba Djalma Martinhão Gomes de Sousa mudou-se para Brasília com a família na década de 1960. Formou-se no Colégio Agrícola de Brasília e graduou-se em Química pela Universidade de Brasília (1974). Concluiu o curso de mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980).

Depois de atuar na Fundação Zoobotânica de Brasília, Djalma Martinhão foi contratado pela Embrapa Cerrados em 1975, onde exerceu de forma brilhante a função de pesquisador na área de Fertilidade do Solo até agosto de 2020, quando foi surpreendido por uma série de problemas de saúde que, infelizmente, culminaram com a sua partida no dia 5 de setembro.

Como pesquisador na área de Fertilidade do Solo, Djalma Martinhão deixou um legado inestimável para a Ciência do Solo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento agrícola do Cerrado. Suas pesquisas ajudaram na elaboração das tabelas de interpretação e recomendação de adubação, específicas para a região do Cerrado. Em parceria com o pesquisador Edson Lobato, em 2002, editou o livro Cerrado: correção do solo e adubação, que é uma referência para estudantes, pesquisadores, extensionistas e consultores que atuam no Cerrado. A partir dos resultados obtidos nos seus experimentos de longa duração, Djalma Martinhão deixou informações valiosas para o entendimento do comportamento dos fertilizantes fosfatados em solos do Cerrado, especialmente sobre o papel do sistema plantio direto na dinâmica do fósforo do solo. Contribuiu ainda para o desenvolvimento de tecnologias para correção da acidez superficial e subsuperficial, destacadamente sobre o uso do gesso em solos do Cerrado. Tinha especial preocupação em transformar o conhecimento científico gerado nos laboratórios e campos experimentais em informação prática que pudesse chegar de forma rápida ao produtor rural. Assim, Djalma se toclass="img-fluid" era a sua ativa participação nos eventos da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). O Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da SBCS sempre contou com as valiosas contribuições de Djalma nos diversos eventos realizados na região. Quando não estava palestrando, ocupava a primeira fileira do auditório, sempre atento às atividades e discussões sobre a Ciência do Solo organizadas pelo nosso Núcleo.

Sem dúvidas, estamos todos profundamente abalados com o falecimento de Djalma. Como homenagem, resolvemos organizar e apresentar fotos de alguns dos muitos momentos felizes que ele nos proporcionou durante os eventos realizados pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da SBCS, assim como em diversas atividades relacionadas à Ciência do Solo ocorridas na nossa região.

I Simpósio sobre Nutrição de Plantas cultivadas na região do Cerrado (Goiânia, GO, maio/2016)

IV Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (Chapadão do Sul, MS, novembro/2016)

II Simpósio sobre Nutrição de Plantas cultivadas na região do Cerrado e 5ª Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (Goiânia, GO, maio de 2018).

Assembleia do NRCO para aprovação do Estatuto do Núcleo (Goiânia, GO, maio de 2018)

Visitas Técnicas com alunos do curso de Agronomia da Universidade de Brasília (Brasília, DF, Junho/2019)