Histórico e Atuação


O NRCO foi criado em 2011, durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Uberlândia-MG e teve como primeiro diretor o então professor da UFG de Jataí Prof. Dr. Marco Aurélio Carbone Carneiro. O mandato da primeira diretoria ocorreu entre os anos de 2011 e 2013. A segunda diretoria foi eleita em 2013 sob a direção do professor da UFMT Prof. Dr. Milton Ferreira de Moraes, que permaneceu no cargo por dois mandatos, até setembro de 2017. Em 2017 a nova diretoria foi eleita, tendo como diretor o pesquisador da Embrapa Dr. Robélio Leandro Marchão. Em 2020, foi realizada uma nova eleição, tendo então como diretor o professor da UFG Prof. Dr. Rilner Alves Flores, sendo reeleito para o Biênio 2022-23 e 2024-2025. A atual diretoria foi constituída visando dar continuidade aos trabalhos das gestões anteriores cujo objetivo central é alavancar a Ciência do Solo na Região Centro-Oeste, mantendo-se o princípio da renovação e rotatividade entre membros de instituições de ensino e pesquisa em Ciência do Solo da região.

O principal evento promovido pelo NRCO é a Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (RCOCS). A RCOCS é um evento itinerante e tem como objetivo central discutir regionalmente os avanços e entraves para a ciência do solo na região. Foi realizada pela primeira vez em 2011, na cidade de Jataí-GO, onde o tema abordado foi a “Fertilidade do solo em plantio direto”. A partir de então, com a consolidação do NRCO o evento vem ocorrendo sistematicamente, tendo sido realizado nos anos de 2013, 2015, 2016 e 2018 nas cidades de Rio Verde-GO, Barra do Garças-MT, Chapadão do Sul-MS e Goiânia-GO, respectivamente. Em 2021, com o advento da pandemia por Covid-19 o evento foi realizado no formato online, estando disponível no canal oficial da SBCS no YouTube (https://www.youtube.com/@sbcssolos3656). Já em 2023 após o término da pandemia por Covid-19 o evento voltou a ser no formato presencial, tendo ocorrido em Goiânia-GO. Para o ano de 2024 o evento retorna ao estado do Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande, considerada Capital do Agronegócio, previsto para ocorrer no mês de julho, regularizando assim o calendário de eventos juntamente à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

A partir da consolidação do NRCO-SBCS, foi possível também retomar os eventos nacionais da SBCS na região Centro-Oeste, tendo sido organizada em 2016 a FertBio, realizada pela UFG com promoção do NRCO. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Goiânia e contou com aproximadamente 1400 participantes. Ainda em 2016, também com apoio do NRCO, foi organizado em Goiânia o I Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado (I SNPC). O SNPC surgiu em 2016, em função da necessidade de discussões referentes às práticas de manejo do solo que visassem a nutrição de plantas de forma adequada e eficiente, contemplando ainda as inovações ou alterações nos sistemas de cultivo modernos. O Simpósio foi idealizado em resposta a demanda crescente por conhecimento técnico no tema, em especial no bioma Cerrado, onde as produtividades alcançam cada vez maiores patamares e novos desafios são cada vez mais recorrentes, visando à sustentabilidade da produção agropecuária.

Em 2018, a segunda edição do SNPC ocorreu simultaneamente à V RCOCS, em Goiânia-GO. O evento simultâneo foi realizado no Centro de Eventos da UFG e contou com a participação de aproximadamente 850 pessoas. Teve como tema central: “Uso eficiente de nutrientes e adubação de sistemas agrícolas”. Por fim, para exemplificar o espaço conquistado pelo NRCO, ocorreram em 2019 outros dois grandes eventos, em Cuiabá-MT, o 37° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, e em Campo Grande-MS, o III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos. A VI RCOCS ocorreu em conjunto com o III SNPC, no formato online devido à pandemia por Covid-19. Os links dos dois dias de evento estão disponíveis a aba dos Eventos aqui no próprio site do NRCO. Ainda para o ano de 2022 foi realizado a XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC de Goiás e Tocantins, que é um evento oficial da SBCS e que foi organizada pelo NRCO em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa do país. Por fim, em 2023 ocorreu a VII RCOCS e o IV SNPC, reunindo mais de 450 participantes, sendo um sucesso para na região. Além do apoio à eventos, outras ações estão em curso visando o fomento de publicações técnicas voltadas para a região de abrangência do NRCO-SBCS. Nesse sentido destaca-se a formação das comissões técnicas, a exemplo do que já ocorre em nível nacional na estrutura da SBCS, bem como a criação das comissões de fertilidade do solo dos estados do Mato Grosso e de Goiás.

- Página Inicial -