Histórico e Atuação


O NRCO foi criado em 2011, durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Uberlândia-MG e teve como primeiro diretor o então professor da UFG de Jataí Prof. Dr. Marco Aurélio Carbone Carneiro. O mandato da primeira diretoria ocorreu entre os anos de 2011 e 2013. A segunda diretoria foi eleita em 2013 sob a direção do professor da UFMT Prof. Dr. Milton Ferreira de Moraes, que permaneceu no cargo por dois mandatos, até o ano de Setembro de 2017. Em 2017 foi eleita a atual diretoria cujo diretor é o pesquisador da Embrapa Dr. Robélio Leandro Marchão. A atual diretoria foi constituída visando dar continuidade aos trabalhos das gestões anteriores cujo objetivo central é alavancar a Ciência do Solo na Região Centro-Oeste, mantendo-se o princípio da renovação e rotatividade entre membros de instituições de ensino e pesquisa em Ciência do Solo da região.

O principal evento promovido pelo NRCO é a Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (RCOCS). A RCOCS é um evento itinerante e tem como objetivo central discutir regionalmente os avanços e entraves para a ciência do solo na região. Foi realizada pela primeira vez em 2011, na cidade de Jataí-GO, onde o tema abordado foi a “Fertilidade do solo em plantio direto”. A partir de então, com a consolidação do NRCO o evento vem ocorrendo sistematicamente, tendo sido realizado nos anos de 2013, 2015, 2016 e 2018 nas cidades de Rio Verde-GO, Barra do Garças-MT, Chapadão do Sul-MS e Goiânia-GO, respectivamente.

A partir da consolidação do NRCO-SBCS, foi possível também retomar os eventos nacionais da SBCS na região Centro-Oeste, tendo sido organizada em 2016 a FertBio, realizada pela UFG com promoção do NRCO. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Goiânia e contou com aproximadamente 1400 participantes.

Ainda em 2016, também com apoio do NRCO, foi organizado em Goiânia o I Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado (I SNPC). O SNPC surgiu em 2016, em função da necessidade de discussões referentes às práticas de manejo do solo que visassem a nutrição de plantas de forma adequada e eficiente, contemplando ainda as inovações ou alterações nos sistemas de cultivo modernos. O Simpósio foi idealizado em resposta a demanda crescente por conhecimento técnico no tema, em especial no bioma Cerrado, onde as produtividades alcançam cada vez maiores patamares e novos desafios são cada vez mais recorrentes, visando à sustentabilidade da produção agropecuária.

Em 2018, a segunda edição do SNPC ocorreu simultaneamente à V RCOCS, em Goiânia-GO. O evento simultâneo foi realizado no Centro de Eventos da UFG e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas. Teve como tema central: “Uso eficiente de nutrientes e adubação de sistemas agrícolas”.

Por fim, para exemplificar o espaço conquistado pelo NRCO, ocorreram em 2019 outros dois grandes eventos, em Cuiabá-MT, o 37° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, e em Campo Grande-MS, o III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos. A VI RCOCS está prevista para ocorrer em 2020 e será organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT na cidade de Sorriso, reconhecida como a Capital Nacional do Agronegócio. O evento terá como objetivo estimular a interação entre os diversos públicos interessados na sustentabilidade de sistemas produtivos e promover sua atualização sobre as principais inovações, pesquisas e tecnologias relacionadas à Ciência do Solo.

Além do apoio à eventos, outras ações estão em curso visando o fomento de publicações técnicas voltadas para a região de abrangência do NRCO-SBCS. Nesse sentido destaca-se a formação das comissões técnicas, a exemplo do que já ocorre em nível nacional na estrutura da SBCS.

- Página Inicial -